RádioCom Pelotas

OUTRAS ROTAS

A Radiocom foi construída e desenvolve-se à partir das vivências de cada um dos seus “co-arquitetos”.
São sindicalistas, trabalhadores, artistas, pessoas que se dedicam à causa da luta pelo direito de cada um poder expressar-se. São indivíduos que juntos constituem um espaço que Downing chama de esfera pública alternativa ou contra-esfera pública, ou seja, é um fórum que “oferece aos movimentos a oportunidade de conversar entre suas divisões internas, e assim enriquecer-se e fortalecer-se – é um conceito que dirige a nossa atenção para o papel da mídia radical em estimular o debate”.

Visão

Partindo do pressuposto de que a comunicação é um direito de todos, a RádioCom 104.5 procura interferir na sociedade para transformá-la através de um processo plural, democrático e participativo na difusão das informações de interesse público. Queremos, através desse canal comunitário, mudar a concepção de comunicação social que existe na atualidade, onde o receptor tem pouca ou nenhuma interferência na construção da noticia. A informação deve pautar-se por interesses ligados a coletividade, procurando promover a inclusão social. Todas as ações promovidas pela RádioCom vão ao encontro da democratização da comunicação no Brasil, a qual se faz urgente. Somente assim, poderemos atingir uma sociedade verdadeiramente democrática e socialmente justa.

Missão

Há vinte anos a RádioCom está no ar para democratizar o acesso e a participação da sociedade no processo de construção da informação. Dessa forma, busca contribuir com a formação crítica dos seus ouvintes e colaboradores. É uma proposta que valoriza a construção da cidadania, visto que os pilares que sustentam esse canal comunitário são justamente a coletividade e a disseminação da cultura e da informação por meio da interferência ativa dos ouvintes da rádio sem qualquer tipo de hegemonia política ou comercial.

https://www.radiocom.org.br