Infovia Subterrânea
Vários caminhos para entrar em movimento.
AGENTE SOMOS
1/30/20251 min read


Picadas, trilhas, ruas, becos e vielas há muito já nos servem de caminhos para a conexão, para a fuga, para o ataque sorrateiro e até para a diversão. Vias subterrâneas onde se pode transitar, mas também não se pode dar bobeira, porque sempre foram caminhos onde os atentos e permanentes olhos e braços da lei buscam manter a ordem e norma.
Muita coisa mudou no mundo, mas muita segue igual, ou adequada aos novos tempos. Hoje tentamos nos conectar por caminhos digitais supercontrolados por grande empresas, mas seguimos procurando rotas alternativas e seguras para nos locomovermos de um quilombo a outro, para circularmos ideias, cultura, arte, reflexão e resistência. Sabe tipo a “ferrovia subterrânea” que levava escravizados do Sul escravista para o Norte abolicionista nos Estados Unidos? Essa era uma rota virtual, porque variava de acordo com as conexões e os recursos dos seus colaboradores, ou das conexões da rede acionadas em cada caso.
A ideia aqui no Infovia Subterrânea é utilizar a web com propósito parecido: fazer circular ideias e pessoas livres. Mas agora utilizando caminhos digitais e informacionais. Por conta disso, por aqui circula não só o conteúdo produzido pelas pessoas envolvidas neste ponto da rota (ou da nossa rede), mas também ações, ideias produzidas em outros pontos, formando outros caminhos, outras conexões.
Então, borá cruzar caminhos, brindar, louvar, brincar, refletir e resistir em cada uma dessas encruzilhadas, fugindo dos algoritmos de vigilância, de modulação de pensamento e de manipulação.
Que esta via seja virtual, mas possibilite mudanças reais e saia do subterrâneo.